Sou o espelho que você me oferece.

Certo dia em uma visita para casa do meus pais, eu li uma frase de pára choque de um caminhão onde eu nunca mais esqueci: MINHA EDUCAÇÃO DEPENDE DA SUA“. Na época, eu passava por algumas situações no mínimo curiosas. Trabalhava em uma instituição financeiro com o objetivo de  pagar a minha faculdade,  que não era nada barato. Trabalhando neste meio encontrava e convivia com todo o tipo de gente, desde clientes que iam pedir empréstimos até mesmo a grandes empresários.

Diante disso, aprendi que as pessoas independentemente da sua classe social, tiveram sua educação forjada em casa. Daí, que vi ricos serem muito gentis e pobres serem muito arrogantes. E vice-versa, claro! pois acredite educação nunca depende de classe social.

Contudo, na vida muitas vezes temos que aturar uma grosseria ali e aqui, uma resposta atravessada, um desdém provocativo sem a possibilidade ou condição de responder à altura. As vezes, trata-se , de um parente ou ainda de uma amigo querido. Mas quando acontece com alguém que você mal conhece, fica difícil ser gentil enquanto se leva patadas.

Já ouviram dizer  a velha máxima de “quem fala o que quer, ouve o que não quer, é mais do que verdadeira quando assumimos a postura da frase de caminhão acima. Entendo que ninguém é obrigado a ouvir impropérios à toa. Ninguém tem o direito de achar que os outros, tem a obrigação de aguentar a sua falta de educação.

Logo, nós temos duas opções: Seguir os conselhos de Cristo e dar a outra face, ou… Seguir os conselhos de Nietzche que diz: “um escravo só tem valor como homem, quando se revolta”.Cabe a cada um saber o que fazer para se proteger de gente mal educada....Então cada individuo é um ser único e cada um reage como deve agir, você julgando certo ou errado. O que você pensa  que é errado  sobre a conduta do outro, nunca vai mudar nem você e nem ninguém.

Você reage a isso de que forma? Bom cada um tem a sua opinião e o seu modo de agir, então não tente moldar ninguém! Cada individuo é um ser único, quer aceitar as patadas da vida! ok! Posso dizer que  hoje com 35 anos de idade vejo que aguentei demais de boca fechada, acreditava ser um modelo de princesa onde a educação dos pais colocam como sendo apropriada...Um modelo tosco e descabível, onde a sociedade planta, porque eu acredito que ninguém tem que tolerar gritarias de ninguém. Sinto muito quem descorde!

Prefere aceitar calado as ofensas e deixar que o agressor passe por ridículo sozinho ou prefere se colocar e responder as agressões à altura, para que o agressor respeite você, querendo ele ou não?Cada um sabe de si! O que eu sei, é que quando fazemos qualquer coisa com outras pessoas, principalmente se não as conhecemos, a melhor forma  é colocar a consciência dentro de si e avaliar quem se excedeu? o que levou para chegar em tal ponto?... Eu acredito que na vida uma boa conversa de onde pessoas estão despida de máscaras complemento com humildades e desculpas. É a chave para qualquer desentendimento. Isso é independente de hierarquia social.

Eu acredito que educação é uma via de mão dupla. Minha opinião, portanto, é bem clara: minha educação depende dá sua sim! Sempre abro os braços para dar um forte abraço em quem quer que seja. Mas se me apunhalar, com grosserias, com falta de educação, etc, não espere receber flores de volta.Boa vontade sim! Sempre! Mas exijo respeito na mesma medida com que respeito o próximo.

Sejamos todos mais gentis e educados uns com os outros. Sempre respeitando a adversidade de cada pessoa, o mundo agradece!!!

Autora: Carla Regina



Um comentário:

  1. Pura vdd! Baixar a cabeça só dá o direito da pessoa crescer e fazer pior. E digo mais aqueles que se cala diante as injustiças é tão covarde qto aquele que está praticando a falta de respeito.

    ResponderExcluir