A vida ensina


   Hoje saindo para o trabalho entrei no elevador e me deparei com comportamento de uma criança chata.Chutava o pai, dizendo, com choros e gritos ardidos que não queria ir à escola. Nisso veio em mim, meu passado. Lembrei-me quando era criança. Odiava ir à escola, odiava estudar. Por outro me incorporei as caras feias do pai e pensei: "Graças a Deus não tenho filhos!". "Há como pode eu com esses pensamentos!" qual criança já não foi consideradas chatas, birrentas, irritantes, teimosas, desrespeitosas, invasoras, choramingas, malcriadas, manhosas. Acredite que você também um dia já foi e não vem com essa, "No meu tempo não existiam essas coisas"! Lógico que os pais terá a grande missão de educá-las, ensina-las da melhor forma para que não cresçam adultos mimados. Até porque se não ensinarmos a vida irá ensinar de uma forma bem maldosa, aliás  crianças mimadas já é difícil de tolerar, adultos mimados a sociedade não perdoará.

   Lembro em minha infância. Ao visitar a casa dos meus avôs, minhas primas pediam bênção as pessoas mais velhas. Lembro  minha avó paterna  exigia a mesma forma de tratamento.“Bênção tio, bênção avô”. Sem saber o que era isso a criança pedia a tal de bênção que nenhum tio a tinha para dar." Deus te abençoe", eles respondiam! (Coitado de Deus, já tão velhinho lá no céu cochilando, ao escutar “Deus te abençoe” tinha Ele que descer aqui na terra e dar a bênção para criança. Cada coisa não?! . Puxa-vida, o tio bêbado e devia mesmo ter muita bênção para dar?!) Diante disso, minha mãe contestava: "Não vai pedir bênção, Respeita todos! Quem dá bênção é Deus e ele já está te abençoando!" Minha avó com cara de reprovação,  discordava de nossa educação.

   Diante destas formas de tratamento onde adultos exigiam das crianças, esqueciam de corrigir o mais necessário.Víamos cada mal criação, os pais estavam ali e nada fazia, ou seja, exigiam e repreendiam as crianças que não pediam bênção, mas não exigiam a educação?!(lembro meu pai dizia, quando chegava da casa da minha avó: "Você nunca faça o que fulano fez"," há não mesmo!, meu pai era bravo" Os pais têm uma missão sagrada na terra, pois deles dependem a geração e a educação dos filhos de Deus, para que não cresçam adultos imaturos. 


 Meus pais sempre nos ensinaram a ter opinião própria a respeitar a todos, não por serem mais velhos e sim respeitar qualquer pessoa, qualquer indivíduo. Lutar pelo  o nossos sonhos. Viemos de família humilde, meus pais nunca tiveram condições financeiras em pagar uma faculdade. Nos formamos cada qual com sua profissão, não casamos grávidas e muito menos fomos mães solteiras. (nada contra, cada um com seu propósito de vida). Acredito que meus pais nos direcionaram seguir um objetivo. Comecei a trabalhar com 15 anos de idade em um mercado para pagar meu curso de informática. Desde cedo tive a consciência que para conseguir o que eu queria, era preciso que eu trabalhasse e lutasse. Contudo, concordo plenamente com a educação que meus pais me deram. Educar e não repreender.

   Ainda não tenho filhos, mas penso que uma criança se torna chata quando os pais permitem tudo, não corrigem a tendência a fazer “malcriações”. Hoje os pais sentem-se impotentes para chamar a atenção dos filhos. Com isso vão “mal criando” os filhos quando deveriam educá-los. Existem mães e avós que superprotegem os filhos a tal ponto que não conseguem sinalizar os excessos e erros deles.  Nesse caso, superprotegido pelos pais, o filho sente-se “autorizado” a ir em frente, rompendo com os limites da tolerância, tomando os seus erros como acertos, ou até mesmo concebendo-os como virtudes. Nesse momento, nasce um estilo cínico de ser no mundo.

   Se não tomarmos cuidado estaremos influenciando negativamente as nossas crianças a serem adultos imaturos, atropelando os processos naturais e valiosos da vida. Por isso amadurecer é preciso, é uma construção a cada dia. Pensemos em educar nossos filhos para que não sejam mimados e ajudá-los nesse desenvolvimento em todas as etapas para que não seja um adulto imaturo. E sim um adulto com responsabilidade, que luta pelo que acredita, e RESPEITA A TODOS e EXIGEM RESPEITO.


   Ser adultos SENSATOS é ter a maturidade de compreender o que ainda não aconteceu em nossa vida, ou que não recebemos da vida, é porque NÃO NOS PERTENCIA, ou não LUTAMOS o BASTANTE para acontecer. A vida não é apenas do jeito que desejamos, vamos abandonar nosso egocentrismo! Afinal ninguém  ou nenhuma coisa é responsável por nossa felicidade e vontade de viver a não ser nós mesmos. Por isso amadurecer é preciso! Viva e deixe viver...
     ( Autora: a blogueira)




(imagem autoria livre)
                             
 FIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário