Os Benefícios do Vinagre

    Um produto tão barato, muitos não acreditam em seus benefícios. Mas acredite, o vinagre é um grande aliado quando o assunto é melhorar cabelo e pele. Usado desde as antiguidades, contudo, com várias novidades em poderosos cremes de marcas acabamos esquecendo das receitinhas da vovó, deixando esse produto multiuso esquecido. Mas sim, ele possui uma  série de benefícios para a saúde.

    O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante. UAUUUU!!! ficou admirada com tantas qualidades?  eu fiquei perplexa quando fui pesquisar sobre o assunto, além de servir também como produtos de limpeza, desodorizar ambientes. Mas ai fica para um outro post.

     Na verdade eu uso o vinagre desde crianças HáHáHáhá advinham para quê? usava para combater meus piolhos..qual criança já não teve piolhos?! eu tive muito, enfim. Quando cresci continuei usando, para clarear pele, acabar com acnes, pois não tínhamos muito dinheiro para comprar produtos caros. Chega de Blábláblá  e vamos logo para os benefícios:
 

Benefícios para o Cabelo:

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.


Benefícios do Vinagre para Pele:


Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

Você também pode fazer uma máscara com argila: Misture argila branca ou verde com vinagre de maçã até formar uma pasta. Aplique em todo o seu rosto. Essa máscara vai limpar os poros, desintoxicar, melhorar acne e manchas. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto apenas com água.

Coceira e ferimentos: por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.

Mãos ressecadas: por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.

Manchas na pele: o vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.

Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.
Tonifica a pele: o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.


 PS: Em breve farei um vídeo, sobre receitinha infalíveis que utilizo com o vinagre.


                                      
(Fonte utilizada para pesquisa: consulta com minha dermatologista, revista Boa Forma)

9 comentários:

  1. Eu amo usar vinagre nos cabelos, tanto para o enxague tanto na máscara de hidratação. Ameei 💖
    Www.heygaby.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querida Gabrielly, vdd só quem usa saberá dos seus benefícios, eu nunca usei como mascará, mas vou experimentar a sua diquinha. Aliás temos que dividir os segredinhos de beleza uma com as outras. Assim todas ficam bonitas. Rs! Obrigada pelo o comentário fk feliz por vc ter gostado do meu post, seja sempre bem vinda! Bjim carinhosos fk com Deus, boa quinta - feira a vc!

      Excluir
  2. Fiquei sabendo do vinagre faz pouco tempo. Li sobre banho de vinagre nos cabelos ou algo assim. Gostei do post. Quero mais dicas! www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Kelly, td bem por aí? espero que sim! se vc não é alérgica ácido acético, vale a pena testar simmm!Os cabelos ficam super macios e com mais brilho. Fk feliz que vc tenha gostado do post, logo terão muito mais post e vídeo. Obrigada pelo comentário. Bjim carinhosos, fk com Deus!

      Excluir
  3. Acho que eu não usaria vinagre nos meus cabelos, mas gostei das dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Gabriela td bem com vc? espero que sim! tbm concordo, o cheirinho do vinagre não é tão agradável, qdo eu uso tenho a impressão que estou temperando uma salada kkkkkk. Mas de tanto testar, testar, eu reparei que diluído em 1/2 de água some totalmente o cheiro de vinagre. Obrigada pelo comentário. Fk feliz que vc tenha gostado do post. Bjim carinhosos fk com Deus!

      Excluir
  4. Amei a dica? O vinagre têm mesmo una variedades de utilidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Maria! td bem com vc? espero que sim...vdd o vinagre é msm um produto que faz milagres... eu vi tbm que existem outros benefícios, como bom para emagrecer, limpar tapetes, tira mancha das roupas, combate celulite e estrias. Qtos benefícios para um produto que custa menos de 2,00 reias!!! Eu não vivo sem !Obrigada pelo comentário, fk feliz que vc tenha gostado do post. Bjim carinhosos fk com Deus!

      Excluir
  5. Nossa quanto benefício mesmo. Essas utilidades para o cabelo eu não sabia. Só usei quando pequena para matar piolhos também kkk. Ninguém merece. Mas eu gostei muito das dicas, principalmente as de cabelos oleosos e para fechar a cutícula.

    Carla estou íniciando um grupo de interação no face e venho convidá-la para fazer parte! Fico feliz se aceitar o convite. nome do grupo é Blog Amigos. Beijos e sucesso!

    www.vidamaisflorida.com

    ResponderExcluir